Aluguel no divórcio. Quem sai de casa, tem direito de receber?

Direito de Família e Sucessório

Aluguel no divórcio. Quem sai de casa, tem direito de receber?

Em uma separação, é comum que o casal possua um imóvel em condomínio, ou seja, em propriedade conjunta. Quando apenas um dos ex-cônjuges continua a residir no local, surge a dúvida: é justo que o outro também usufrua dessa propriedade?

A legislação e a jurisprudência entendem que, mesmo sem venda do imóvel, o cônjuge que não reside na propriedade tem direito a uma compensação financeira, geralmente na forma de aluguel. Mas, para que isso aconteça, faz-se necessário que já tenha sido realizada a partilha dos bens do casal.

Isso ocorre para garantir a igualdade, já que o bem está sendo usufruído por apenas um dos proprietários, enquanto o outro está privado do seu uso.

Assim, a compensação busca equilibrar o uso do bem, garantindo justiça a ambas as partes até que ocorra a dissolução do condomínio ou a venda do imóvel.

Alguma dúvida?

Entre em contato conosco!

ATENÇÃO

Informamos a criação de um novo canal de atendimento para o nosso escritório de advocacia: o WhatsApp Business. Com essa novidade, buscamos facilitar e agilizar ainda mais a comunicação com nossos clientes. O número de WhatsApp é o mesmo do nosso telefone fixo: (51) 3516-1418.

Gostaríamos de ressaltar que, visando a segurança de todos, o nosso escritório não solicitará via WhatsApp, o envio de documentos pessoais, pagamento de boletos ou pix ou informações sobre alvará. Se isso ocorrrer, denuncie e bloqueie, pois é fraude.

Ficamos à disposição para elucidar qualquer dúvida.

Precisa de ajuda?