A ausência de anotação do vínculo empregatício na CTPS gera dano moral automaticamente?

Direito Trabalhista

A ausência de anotação do vínculo empregatício na CTPS gera dano moral automaticamente?

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) consolidou o entendimento de que a falta de registro do contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) não configura dano moral in re ipsa. Isso significa que o trabalhador precisa comprovar o prejuízo moral efetivo para ter direito a uma indenização.

O que isso representa na prática?
A ausência de anotação da CTPS pode gerar consequências trabalhistas e previdenciárias, mas o dano moral não é presumido. Para pleitear indenização, o trabalhador deve demonstrar que sofreu um prejuízo concreto, como:
– Dificuldade para conseguir novo emprego;
– Restrição ao acesso a benefícios previdenciários;
– Exposição vexatória ou humilhação pública.

O posicionamento de que a falta de anotação na CTPS não gera, por si só, direito à indenização por dano moral, foi unificado pelo TST, sendo necessária a comprovação efetiva do abalo sofrido para caracterizar o dano moral.

Alguma dúvida?

Entre em contato conosco!

ATENÇÃO

Informamos a criação de um novo canal de atendimento para o nosso escritório de advocacia: o WhatsApp Business. Com essa novidade, buscamos facilitar e agilizar ainda mais a comunicação com nossos clientes. O número de WhatsApp é o mesmo do nosso telefone fixo: (51) 3516-1418.

Gostaríamos de ressaltar que, visando a segurança de todos, o nosso escritório não solicitará via WhatsApp, o envio de documentos pessoais, pagamento de boletos ou pix ou informações sobre alvará. Se isso ocorrrer, denuncie e bloqueie, pois é fraude.

Ficamos à disposição para elucidar qualquer dúvida.

Precisa de ajuda?