Contrato de comodato: proteção essencial contra usucapião hereditário

Direito de Família e Sucessório

Contrato de comodato: proteção essencial contra usucapião hereditário

Se um herdeiro reside sozinho em um imóvel de herança por 15 anos ou mais, sem contestação dos demais herdeiros, existe a possibilidade de pedir a propriedade por usucapião (posse exclusiva e sem oposição).

Você sabe qual é a melhor solução para se proteger nesse caso?

Um contrato de comodato escrito pode garantir que o imóvel siga pertencendo a todos os herdeiros. Nessa situação, quem mora no imóvel pode ser obrigado a pagar aluguel aos outros herdeiros ou firmar acordos formais para regularizar o uso e proteger seus direitos.

Com isso, a posse é reconhecida como empréstimo temporário, sem “animus domini” — ou seja, sem transformar em posse definitiva, e assim inibindo possíveis ações de usucapião por parte do herdeiro

Dica prática: mesmo dentro de família, formalizar esse contrato garante transparência e proteção para todos.

Conte conosco para elaborar o comodato personalizado para o seu caso específico.

Alguma dúvida?

Entre em contato conosco!

ATENÇÃO

Informamos a criação de um novo canal de atendimento para o nosso escritório de advocacia: o WhatsApp Business. Com essa novidade, buscamos facilitar e agilizar ainda mais a comunicação com nossos clientes. O número de WhatsApp é o mesmo do nosso telefone fixo: (51) 3516-1418.

Gostaríamos de ressaltar que, visando a segurança de todos, o nosso escritório não solicitará via WhatsApp, o envio de documentos pessoais, pagamento de boletos ou pix ou informações sobre alvará. Se isso ocorrrer, denuncie e bloqueie, pois é fraude.

Ficamos à disposição para elucidar qualquer dúvida.

Precisa de ajuda?