Dia do consumidor, você sabe quais são seus direitos?

Direito Trabalhista

Dia do consumidor, você sabe quais são seus direitos?

No dia 15 de março, celebramos o Dia do Consumidor, uma data importante para lembrar que você tem direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Passe para o lado e confira alguns dos seus principais direitos.

Direito à Informação:

O fornecedor deve garantir informações claras, adequadas e precisas sobre produtos e serviços, incluindo:
– Características
– Riscos à saúde
– Preços
– Prazo de validade

Direito ao Arrependimento:

O consumidor pode desistir de compras fora do estabelecimento, seja pela internet ou telefone, em até 7 dias após o recebimento do produto ou assinatura.

Reembolso integral do valor garantido, sem necessidade de justificativa.

Propaganda Enganosa:
É vedada qualquer publicidade que induza o consumidor ao erro sobre:
– Características
– Qualidade
– Quantidade
– Preço

Equilíbrio Contratual:
Cláusulas que colocam o consumidor em desvantagem exagerada são consideradas abusivas e podem ser revisadas judicialmente.

Venda Casada:

  • Proibida pelo Código de Defesa do Consumidor!
  • É ilegal condicionar a compra de um produto ou serviço à aquisição de outro, explorando a necessidade ou vulnerabilidade do consumidor.

No setor bancário, por exemplo:
O consumidor não pode ser obrigado a contratar seguro com a instituição financeira ou seguradora indicada (Tema 972 do STJ).

Proteja seus direitos!

Seus direitos devem ser respeitados! Caso enfrente algum problema como consumidor, entre em contato com um advogado para garantir a melhor solução para o seu caso.

Alguma dúvida?

Entre em contato conosco!

ATENÇÃO

Informamos a criação de um novo canal de atendimento para o nosso escritório de advocacia: o WhatsApp Business. Com essa novidade, buscamos facilitar e agilizar ainda mais a comunicação com nossos clientes. O número de WhatsApp é o mesmo do nosso telefone fixo: (51) 3516-1418.

Gostaríamos de ressaltar que, visando a segurança de todos, o nosso escritório não solicitará via WhatsApp, o envio de documentos pessoais, pagamento de boletos ou pix ou informações sobre alvará. Se isso ocorrrer, denuncie e bloqueie, pois é fraude.

Ficamos à disposição para elucidar qualquer dúvida.

Precisa de ajuda?