Você sabe quando pedir Assistência Judiciária Gratuita (AJG)? 

Sem categoria

Você sabe quando pedir Assistência Judiciária Gratuita (AJG)? 

Muitos clientes têm dúvidas sobre quando solicitar a AJG em processos judiciais.
O acesso à justiça é um direito garantido pela Constituição Federal. A lei estabelece que pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, com insuficiência de recursos têm direito à gratuidade da justiça.

Na Justiça Comum, processos vinculados ao TJRS têm como referência o valor de 5 salários mínimos. O juiz costuma solicitar a declaração de imposto de renda (pessoa física) ou o último balancete contábil (pessoa jurídica). Caso a renda ultrapasse 5 salários mínimos, despesas obrigatórias como plano de saúde e gastos com medicamentos podem ser deduzidas, justificando a concessão da AJG.

Na Justiça do Trabalho, a análise é menos rigorosa. A concessão da AJG normalmente é feita com base em documentos como contracheques, sem a necessidade de extensa comprovação.

Na Justiça Federal, o teto de benefícios do INSS serve como referência. Despesas opcionais, como empréstimos, não são consideradas na avaliação da renda para a concessão da AJG.

Alguma dúvida?

Entre em contato conosco!

ATENÇÃO

Informamos a criação de um novo canal de atendimento para o nosso escritório de advocacia: o WhatsApp Business. Com essa novidade, buscamos facilitar e agilizar ainda mais a comunicação com nossos clientes. O número de WhatsApp é o mesmo do nosso telefone fixo: (51) 3516-1418.

Gostaríamos de ressaltar que, visando a segurança de todos, o nosso escritório não solicitará via WhatsApp, o envio de documentos pessoais, pagamento de boletos ou pix ou informações sobre alvará. Se isso ocorrrer, denuncie e bloqueie, pois é fraude.

Ficamos à disposição para elucidar qualquer dúvida.

Precisa de ajuda?