Você sabia que nem toda procuração termina com morte?

Direito de Família e Sucessório

Você sabia que nem toda procuração termina com morte?

A procuração em causa própria é uma ferramenta que possui validade mesmo após a morte do outorgante.

Parece estranho, mas é totalmente legal, e pode ser uma estratégia poderosa para quem deseja deixar um imóvel para um filho de forma simples e sem inventário.

Prevista no art. 685 do Código Civil, ela permite que o bem seja transferido diretamente, sem burocracia e com total segurança jurídica. Por isso é uma alternativa muito usada em planejamentos sucessórios.

Por outro lado, se feita em contexto errado, pode gerar problemas fiscais e jurídicos sérios, como cobrança indevida de ITBI ou ITCMD e até configuração de fraude à sucessão.

Por essa razão, esse tipo de planejamento precisa ser feito com orientação jurídica para evitar nulidades ou problemas futuros com o Fisco.

Alguma dúvida?

Entre em contato conosco!

ATENÇÃO

Informamos a criação de um novo canal de atendimento para o nosso escritório de advocacia: o WhatsApp Business. Com essa novidade, buscamos facilitar e agilizar ainda mais a comunicação com nossos clientes. O número de WhatsApp é o mesmo do nosso telefone fixo: (51) 3516-1418.

Gostaríamos de ressaltar que, visando a segurança de todos, o nosso escritório não solicitará via WhatsApp, o envio de documentos pessoais, pagamento de boletos ou pix ou informações sobre alvará. Se isso ocorrrer, denuncie e bloqueie, pois é fraude.

Ficamos à disposição para elucidar qualquer dúvida.

Precisa de ajuda?