harenting é o ato de pais ou responsáveis compartilharem, de forma excessiva, imagens, vídeos ou informações sobre a vida de seus filhos nas redes sociais. Embora pareça algo inofensivo, essa prática pode trazer consequências importantes.
DIREITO DE EXPRESSÃO X DIREITO DE PERSONALIDADE
Os pais tem liberdade para expressar nas redes, mas esse direito precisa ser equilibrado com os direitos de personalidade das crianças, como privacidade e proteção da imagem. A superexposição pode gerar riscos emocionais, psicológicos e até mesmo jurídicos.
No Brasil ainda não há uma regulamentação específica sobre o sharenting. Porém o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código Civil protegem os direitos dos menores, permitindo que medidas sejam tomadas em caso de violação de algum direito da criança e/ou adolescente.
Para evitar problemas tenha em mente que o equilíbrio é essencial!
Proteja a privacidade dos pequenos. Evite postar foto dos menores em ambientes privados que podem gerar risco à vida dos deus filhos, como por exemplo, na escola, no quarto, tomando banho. Busque fazer o exercício de refletir a respeito de como a informação que está sendo divulgada pode ser usada indevidamente por terceiros.